Olá, somos as três mosqueteiras e como o título do nosso blog já diz aqui você vai encontrar um pouco de tudo num só lugar, vamos postar sobre várias coisas como: saúde, beleza, culinária, curiosidades, etc. Esperamos que gostem e pode deixar nos comentários caso queira algum assunto em específico.
Beijos e fiquem com Deus!!


.

sábado, 15 de outubro de 2016

A influência da lua

A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 27,Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.   



Mudança de Lua e Sua Influência no Parto

Mito ou verdade?
Bem, a verdade é que ninguém tem uma base científica sobre o assunto, a única prova palpável é a realidade nas maternidades na mudança de lua. As maternidades simplesmente enchem de grávidas com algum sintoma de trabalho de parto ou pelo menos alguma indício deles. Os sintomas podem ser desde cólicas persistentes, perda de tampão, até o rompimento da bolsa de fato.
A tentativa de explicação para a teoria de que a mudança de lua interferiria no trabalho de parto das gestantes de tempo mais avançado de gravidez, seria a força que a lua faz sobre as águas. No mar é certo que a influência da lua acontece, tanto é que a maré sobe mais na lua cheia. A energia que ela exala pode influenciar os líquidos corporais igualmente ao que o oceano e suas marés, principalmente em gestantes. A pressão que faria para baixo faria um possível e eminente trabalho de parto acontecer naquela ocasião. Além dessa influência sobre o líquido corporal, a lua também tem um papel importante para a contagem da gravidez. Ao todo são quatro luas por ciclo:
·         Lua cheia
·         Lua minguante
·         Lua crescente
·         Lua nova
A contagem da gravidez também se dá com esse ciclo lunar, quatro luas fechariam um mês de gestação da mulher e ao todo são 10 ciclos completos, 280 dias ou 40 semanas de gravidez. Os antigos usavam essa forma para contar a gravidez, a cada ciclo com as quatro fazes da lua, um mês de gestação se completava.

A agricultura

Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água. Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola.
• Lua Nova – favorável para o plantio de tubérculos, como a batata e a cenoura. Momento ideal para a poda de árvores, que secando depressa darão boa lenha.
• Lua Crescente – período propício para o plantio de mudas, que darão flores belas e viçosas. Momento em que se deve cortar a madeira destinada a construção.
• Lua Cheia – período que devemos semear árvores frutíferas. Momento da colheita das plantas medicinais, pois suas hastes estão cheias de seiva.
• Lua Minguante – Favorece a colheita de sereais como a ervilha, o feijão, etc. Bem como a poda de árvores e arbustos, pois a seiva existente na planta é menor.

A pesca

A importância da Lua para a pesca existe tanto para a pesca em alto mar, quanto para a dos rios e lagos. Na Lua Nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento do seu metabolismo e, portanto, do seu apetite, período excelente para a pesca. Na Lua Minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom.

Corte de cabelo

A Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. Os fluxos da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Com base nesses fatos, nisto surgiram algumas regras e  noções básicas para o tratamento da saúde e da estética:
• Lua Nova – não é propício para o corte mas é um bom momento para tingir os cabelos e mudar o penteado.
• Lua Crescente – é o momento adequado para cortar os cabelos, para que cresçam rápido e portanto mais finos.
• Lua Cheia – da Lua Cheia à Minguante, os cabelos crescem mais lentamente e aumentam de volume. Bom para cabelos finos.
• Lua Minguante – da Lua Minguante à Nova é o período indicado para cortar os cabelos a fim de fortalecê-los. Bom para cabelos fracos e quebradiços.

e aí? que achou da matéria? espero que tenham gostado. 
Fiquem com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário