O que é Gastrite por Helicobacter pylori?
Gastrite por Helicobacter pylori é um tipo de gastrite causado pela bactériaHelicobacter pylori, responsável pela ocorrência da maioria das úlceras e da gastrite crônica – quando ocorre a inflamação do estômago.
A infecção pela bactéria Helicobacter pylori é muito comum durante a infância, e a maioria das pessoas que têm a doença nem desconfiam que estão infectadas.
Causas
A gastrite por Helicobacter pylori acontece quando a bactéria invade o organismo e enfraquece o revestimento que protege o estômago, permitindo que os sucos digestivos produzidos dentro dele corroam as paredes e deem origem à gastrite.
A forma exata com a qual a Helicobacter pylori infecta o organismo ainda é desconhecida e alguns acreditam que ela possa ser transmitida de pessoa para pessoa via contato com saliva, vômito ou material fecal, além de poder ser passada também por meio de comida e água contaminados.
Fatores de risco
A infecção pela bactéria Helicobacter pylori geralmente acontece durante a infância, mas alguns fatores são considerados de risco para o surgimento desta bactéria no organismo. Confira:
- Viver em um local com muitas pessoas
- Viver em um local onde não há fornecimento de água potável e filtrada
- Viver em um local onde não há condições sanitárias adequadas
- Viver junto com uma pessoa que tenha contraído a doença
- Consumo exacerbado de café, álcool e cigarro.
sintomas
Sintomas de Gastrite por Helicobacter pylori
A maioria das pessoas infectadas por Helicobacter pylori nunca manifestará quaisquer sinais ou sintomas de gastrite. Algumas pessoas nascem com mais resistência aos efeitos nocivos da bactéria, mas isso ainda não foi esclarecido pela ciência.
No entanto, pode acontecer de uma pessoa manifestar sinais e sintomas da infecção por H. pylori, que podem incluir:
- Dor ou queimação no abdômen
- Náuseas
- Perda de apetite
- Arrotos frequentes
- Inchaço
- Perda de peso não intencional.
diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Procure ajuda médica se você notar o aparecimento de sangue nas fezes, se sentir dor abdominal, tiver indigestão ou azia contínuas, ou qualquer um dos outros sintomas mencionados acima.
Procure ajuda imediata, também, caso estiver vomitando sangue. Você deve consultar um gastroenterologista.
Na consulta médica
Anote todos os seus sintomas para não esquecer e descreva-os ao médico com detalhes. Isso o ajudará a realizar corretamente o diagnóstico.
Aproveite, também, para tirar todas as suas dúvidas e responder objetivamente as perguntas que o médico poderá lhe fazer. Veja alguns exemplos:
- Quando seus sintomas começaram?
- Seus sintomas são frequentes ou ocasionais?
- Você fez uso de algum medicamento para aliviar dores?
- Você perdeu peso recentemente?
Diagnóstico de Gastrite por Helicobacter pylori
Exames simples de sangue, de respiração e de fezes podem determinar se alguém está infectado com Helicobacter pylori.
A maneira mais precisa de diagnosticar esse tipo de gastrite é por meio daendoscopia digestiva alta do esôfago, estômago e duodeno. Por ser muito invasivo, esse procedimento é geralmente recomendado somente para pessoas com suspeita de úlceras ou com alto risco de ter úlcera e outras complicações causadas pela bactéria, como câncer de estômago.
tratamento e cuidados
Tratamento de Gastrite por Helicobacter pylori
O tratamento de gastrite por Helicobacter pylori é feito, geralmente, com dois antibióticos usados em conjunto, sendo que um evita que a bactéria desenvolva algum tipo de resistência ao outro.
O tratamento dura, em média, de dez a 14 dias, e o médico ainda poderá receitar outros medicamentos para suprimir a produção de ácido pelo estômago e, assim, promover a cura das feridas causadas pela bactéria.
convivendo (prognóstico)
Complicações possíveis
Complicações associadas com a infecção por H. pylori incluem:
- Úlceras: a bactéria causadora da gastrite pode danificar o revestimento protetor do estômago e do intestino delgado, o que permite que o ácido do estômago lesione a parede do órgão, dando origem a uma ferida aberta (úlcera). Cerca de 10% das pessoas com H. pylori irá desenvolver uma úlcera
- Câncer de estômago. Infecção por H. pylori é um forte fator de risco para certos tipos de câncer de estômago.
Expectativas
Uma vez que a bactéria Helicobacter pylori desaparece de seu corpo, as chances de uma nova infecção são mínimas. O tratamento dura até duas semanas e costuma ser bastante eficaz.
Caso queira falar no particular pode mandar email no:
numsolocal@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário